Um Pouco Sobre o Arquiteto
Frank Lloyd Wright |
Frank Lloyd Wright (1867 - 1959) é um dos principais nomes da arquitetura moderna norte americana. Antecede a geração de arquitetos como Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius, porém vive as fases primordiais do modernismo, desde sua ascensão até o seu declínio.
Nascido em Richland Center, no estado de Wisconsin, Frank Lloyd cresceu em meio a natureza, fato que, mais tarde, se reflete em seu trabalho com o conceito de habitar a paisagem e a natureza. Sua vida universitária, não muito longa (dura cerca de dois anos), o faz tentar a vida como arquiteto em Chicago no ano de 1887. Em Chicago Lloyd trabalha no escritório de Louis Sullivan e Dankmar Alder, arquitetos da vanguarda de chicago que tinham uma visão progressista e eram conhecidos por sua produção de arranha céus. No escritório, Wright fica responsável pelo acompanhamento dos projetos residenciais.
Em 1893, o arquiteto decide abrir seu próprio escritório, onde começa projetando residências para empreendedores da cidade. Porém, esses projetos não tinham características modernas explicitas, e sim conservadoras e tradicionais; Wright nesse período produz uma arquitetura eclética e ao mesmo tempo experimental.
A partir do século XX o arquiteto passa a ter uma identidade artística ao estudar a habitação, fazendo releituras das casas tradicionais e transformando em uma síntese moderna. É muito visível em suas obras residenciais a relação que a casa deveria fazer com a natureza e com os materiais vernaculares, bem como a relação entre os espaços, as dimensões e as formas que a casa deveria ter.
O estudo sobre a casa faz Frank Lloyd dividir seu trabalho em dois estilos/fases. A primeira fase é a do estilo “Pradaria”, e Wright escreve um artigo teorizando suas ideias sobre o estilo e define 8 itens essenciais; é uma fase de elementos construtivos mais variados, onde nota-se o uso constante da pedra e de formas mais orgânicas. A segunda fase é a do estilo denominado “Usonian”, que tem inicio em 1920. O principal objetivo do estilo era atingir uma arquitetura mais democrática, capaz de garantir o mais elevado grau de adaptação as condições do lugar. É uma fase de formas mais limpas e puras, para garantir a adaptabilidade da construção, como também o uso de elementos de construção padronizados.
Podemos considerar a arquitetura de Frank Lloyd como única, pois o arquiteto cria sua própria ideologia de arquitetura, que certas vezes não concilia com as ideias difundidas por Le Corbusier para o modernismo, mas que mesmo assim não tiram o mérito do arquiteto de ser considerado moderno. A arquitetura de Wright tenta reformular a casa tradicional americana com artifícios modernos (funcionalidade), ao mesmo tempo que incorpora referencias de outras culturas (no caso, a japonesa), ao colocar a lareira como centro da residência, como se fosse o “coração” da casa. As relações espaciais, as dimensões, as formas, os materiais, tudo estava interligado, tudo teria que ter uma relação harmoniosa com o ambiente, com a natureza e com a paisagem, o que faz com que a edificação tenha uma decoração formada pelos próprios materiais, o que a faz diferente das edificações difundidas pelo modernismo de Le Corbusier.
Bibliografia: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.028/1532
Nenhum comentário:
Postar um comentário